"Mestre, o que significa trabalhar em si mesmo?"
"Significa deixar de esperar que os outros mudem."
Toda energia deve ser investida em si próprio.
Onde colocarmos nosso foco, nossa energia, é exatamente ali que a "semente" vai crescer, seja esta energia positiva ou negativa.
Esperar a mudança no externo, no outro, é pura ilusão; é distanciamento de si mesmo.
Não temos controle nem poder fora de nós mesmos.
Portanto, toda mudança, crescimento e paz interior começa sempre dentro. O movimento é de dentro pra fora e nunca o oposto.
Estar presente em si e assumir todos os sentimentos e experiências boas ou dolorosas nos relacionamentos interpessoais é um caminho importante para o processo de crescimento individual de todo ser humano.
Não delegue sua responsabilidade por atos, palavras, comportamentos ou sentimentos. Se eles eclodem de dentro, com certeza, pertencem única e exclusivamente a você.
O caminho é pra dentro sempre!!!
Como essa reflexão do budismo chega até você neste momento? Você, por vezes, vive expectativas de mudar o outro?
Deixe seus comentários, curta, comente e compartilhe com seus amigos e familiares.
Se a mudança é sempre de dentro pra fora, é impossível mudarmos alguém que não seja nós mesmos. É ficar num lugar de impotência e, de certa forma, de arrogância, pois em um ponto observamos a fragilidade, a baixa autoestima e no contraponto, o desejo de controlar algo ou alguém que está fora deste suposto controle. Há que se chegar num caminho do meio, ou seja, a cada um sua própria vida e responsabilidade.