top of page
Sem nome (690 x 943 px) (14).png

Constelação Sistêmica Familiar - Bert Hellinger

Bert Hellinger, o criador das Constelações Familiares, nasceu em 1925 na Alemanha. Sua formação se inicia com a Filosofia e Teologia e mais tarde, dedica-se à área terapêutica que abrange a Psicanálise, a Terapia Familiar, a Terapia Primal, a Gestalt terapia, a Análise Transacional e a Hipnoterapia.

A Constelação Familiar é uma filosofia e uma aplicação terapêutica que fala sobre a influência dos nossos relacionamentos familiares em nossa vida. O filósofo e psicoterapeuta Bert Hellinger, um dos principais pensadores sobre o assunto, observou que, muitas vezes, repetimos em nossas vidas acontecimentos difíceis que tenham ocorrido com nossos familiares no passado. Esta repetição acontece motivada por nossa lealdade ao sistema familiar a que fazemos parte. Nos colocamos a repetir como uma busca de um novo resultado, porém, motivados principalmente pelo nosso inconsciente e pela força do campo familiar.

 

O que Hellinger observou nos seus anos de estudo e prática é que este movimento de repetição nos coloca em contato com dificuldades em nossas vidas, tais como: insucesso profissional, dificuldades em lidar com dinheiro, dificuldades nos relacionamentos em geral, dificuldades nos relacionamentos amorosos, doenças etc. Através da Constelação Familiar é possível observar as origens sistêmicas de determinadas dificuldades na vida do cliente.

 

Um atendimento em Constelação Familiar pode ocorrer de duas maneiras: em grupo ou individual com bonecos que representarão as pessoas do próprio sistema familiar da pessoa atendida. Bert Hellinger reconhece, então, as três Ordens do Amor: Pertencimento, Ordem ou Hierarquia e Equilíbrio entre o dar e o receber; leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos.

Praia ao pôr do sol

“Constelação Familiar não é uma técnica ou método, é uma transição para um novo nível de consciência.”

- Bert Hellinger

bottom of page