Acolhimento Psicológico
O acolhimento psicológico é um processo que se qualifica por meio de um relacionamento interpessoal entre o psicoterapeuta e seu cliente. O encontro destina-se a ajudar uma pessoa a ter melhor compreensão e clareza em sua realidade pessoal, para que possa fazer melhores escolhas existenciais. Desta forma, o processo encaminha-se no sentido de estimular o cliente na busca de seu autoconhecimento como um instrumento de crescimento e emancipação.
Pressupõe uma ação educativa, preventiva, de apoio voltada para a solução de problemas. No processo trabalha-se com a problemática que a pessoa traz, acolhendo sua experiência em determinada situação. Essa possibilidade de responder à pessoa em sua necessidade no exato momento de seu conflito, já a coloca no aqui e agora, no presente, o único lugar onde pode acontecer uma real mudança.
O acolhimento e/ou aconselhamento psicológico pode ser identificado, como uma psicoterapia breve, cujos objetivos são mais limitados, ou seja, mais ligados à situação imediata, mais preocupados em auxiliar o cliente a agir adequadamente em papéis apropriados e que se completam com a orientação ou encaminhamento eventual para psicoterapia, de acordo com suas demandas pessoais.
Enfim, na Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, o aconselhamento e acolhimento é um método de ajuda psicológica que tem a finalidade de levar a pessoa que busca ajuda, ou seja, o cliente, a mobilizar suas próprias condições de crescimento e autorrealização de forma a perceber sem distorções a realidade que o cerca e agir nesta realidade, de forma a alcançar, tanto a satisfação pessoal, quanto a social.
É importante neste processo, também, que o psicoterapeuta cuide de seu autoconhecimento, seu aperfeiçoamento como ser humano, reconhecendo suas virtudes, suas limitações e defesas pessoais, enfim, como lida com seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos para poder ajudar o outro. Se não tiver um bom conhecimento de si, de suas incoerências, seus medos e inseguranças, não estará disponível para perceber seu mundo interior, e de seu cliente.
“A formação ética humanista enfatiza o respeito à individualidade do ser humano, a sua vocação para a liberdade e ao seu caráter de dignidade. O respeito ao direito de cada pessoa ser o que é, de fazer suas escolhas, de assumir a responsabilidade por elas, de amar e de ser amado, correspondem aos valores fundamentais da existência humana.”