top of page

"Pra vida nascer feliz"

Foto do escritor: Psicóloga Ana Maria FaveroPsicóloga Ana Maria Favero

Atualizado: 6 de dez. de 2024




Pra começar esta reflexão quero falar sobre o significado de Vida. Alguns deles são importantes para o entendimento do texto. Vida - substantivo feminino; propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte: animais, vegetais, pessoas. Podemos também lembrar a vida como um período de um ser vivo, ou seja, um tempo que encerra sua existência.


Podemos ainda colocar a importância da motivação para essa mesma vida. Motivação - um motivo para colocar em ação tudo o que o ser tem de salutar e positivo para construir uma existência feliz. A motivação que anima a existência de um ser vivo, o fogo que lhe dá entusiasmo, prazer, vontade de fazer acontecer. É uma força inerente a todo ser que nasce, uma luz interior que anima - sua Alma, seu Espírito, sua ligação divina com o Criador da Vida.


Portanto, essa luz que aquece, que ilumina, que tem força, que escolhe os caminhos que quer e que sabe que há sempre uma solução, uma saída para toda e qualquer dificuldade que surgir. Sim, a Vida é feita de situações felizes, e, também, de desafios - que estão presentes todos os dias ao longo de nossa trajetória terrena.


Gosto muito de uma frase de Drummond de Andrade: "Que triste são as coisas consideradas sem ênfase". Esta reflexão que trago aqui é para salientar um ponto que observo no cotidiano das historias de vida que ouço em função de meu trabalho e, é lógico, por também me observar como um ser humano comum, com desafios, com medos e angústias que pertencem a todos nós.


Vocês já vão entender o que estou falando - a questão é a insistência inconsciente, na maioria das vezes, de as pessoas enfatizarem as questões negativas muito mais do que as positivas, as salutares, as coisas que deram e que dão certo em suas/nossas vidas. Não é extraordinário que nós não pensemos sobre esses detalhes, essas minúcias do comportamento humano?


Pra vida nascer feliz é necessário que se volte para as coisas mais simples da existência. São os acontecimentos singelos, cotidianos pequenos, no entanto, profundos quando se fala de existência humana. Querem alguns exemplos? Você abri seus olhos pela manhã e percebe que ainda está aqui - vivo, viva para escrever um novo capítulo de sua contínua historia. Você coloca seus pés no chão e caminha; vai até o banheiro sozinho, toma seu banho porque tem água em sua casa, tem um shampoo, um sabonete cheiroso, uma toalha de banho pra se enxugar e roupas pra vestir. Tem seu café da manhã, seu almoço, seu jantar.


Mais do que isso, tem esse "fogo criativo interno" que te dá intuições a todo instante - isso se você parar, silenciar pra ouvir. Ouvir... escutar... seu coração, sua intuição, sua fonte de vida que está aí, que te impulsiona a todo instante. Perceba, seja observador de si mesmo/a.

Esteja atento/a. Você pode sentir na pele, no corpo, na Alma todas as sensações, emoções, sentimentos de conviver com seus entes queridos, seus pais, seus filhos, seus netos, seus animais de estimação.


O planeta em que vivemos nos oferece em abundância todos os dias, em todos os momentos todas as cores de flores, de verdes na natureza, de aromas, de belezas sutis como o canto dos pássaros, a leitura de uma poesia, de um romance. O encontro diário com o sorriso de uma criança, de uma pessoa amiga, compreensiva, de um trabalho que lhe proporciona tudo que possa te trazer saúde, prazer, estudos, viagens. Eu ficaria aqui o dia todo e não pararia de escrever.


Um exercício diário que podemos fazer é o exercício da gratidão, ou seja, escrever diariamente o que você agradece naquele exato dia - eu já fiz e percebi essas pequenas coisas que passam despercebidas no meio de tantas outras que colocamos como mais importantes, coisas essas, que nos são "impostas" por uma sociedade capitalista, uma mídia ditadora de comportamentos e valores que não pertencem a todos e que muitos "compram como verdades absolutas" - que promove ansiedades e o mal estar no psiquismo das pessoas e na sociedade como um todo.


Silencie por uns momentos, olhe para o azul do céu, respire a brisa do vento, a chuva que cai e que nos acalma a mente e o coração. Tome um café gostoso, converse com alguém que você ama, leia um livro, desperte para tantos outros caminhos mais leves e que te favorecem em seu autoconhecimento.


Querer viver bem é bom; sonhar é bom - realizar é melhor ainda. Busque essa motivação interior e mude seus pensamentos, seus comportamentos e conte sua nova historia. Viva sua Vida, seu propósito de Vida, tudo que você veio fazer aqui.


Tudo diz respeito somente a você. A cada um seu próprio destino, sua própria responsabilidade. Desperte seu Ser Interior. Seja Plena de Vida em abundância e vida feliz!


Texto: Ana Maria Favero Martin


Gostou desta reflexão? Deixe seu comentário, sua sugestão, suas ideias. Compartilhe com pessoas que possamos ajudar. Muito obrigada pela presença neste canal.





20 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Komen

Dinilai 0 daripada 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambah penilaian
Glenn Martin
05 Dis 2024
Dinilai 5 daripada 5 bintang.

Viver é ser feliz, mesmo que seja só comigo mesmo, mas melhor é junto das pessoas que amamos.

Suka
Membalas kepada

Com certeza. A vida fica mais bonita quando estamos unidos com as pessoas que são importantes em nossas vidas. Obrigada por sua colocação.

Suka

Tetamu
05 Dis 2024
Dinilai 5 daripada 5 bintang.

Felicidade é estar vivo, é respirar, é ter saúde, é estar bem consigo própria, em primeiro lugar, reconhecendo que a única pessoa que estará ao seu lado até o fim é você mesma. Portanto, cuide-se bem, busque autoconhecimento, cuide de sua saúde emocional para que o corpo físico e orgânico também flua com leveza. Não deixe para o amanhã, a vida acontece aqui e agora, neste exato momento. Pense sobre isso.

Suka
bottom of page