top of page

"Só ajudamos quem quer ser ajudado"

Atualizado: 21 de set.



"De nada vale tentar ajudar aqueles que não ajudam a si mesmos." (Confúcio)


Uma das "Ordens do Amor" - leis que pertencem à visão sistêmica das constelações familiares é a chamada Lei do Equilíbrio entre o Dar e o Receber.

Esta é uma importante lei que atua de forma maravilhosa nas relações de casais, uma vez que, ambas as partes são chamadas para a responsabilidade que cabe a cada um.

Da mesma forma, nas relações entre outros pares tais como: amigos, empregador/funcionário, médico/paciente, terapeuta/cliente, psicólogo/paciente, e tantos outros, essa ordem da ajuda também existe, no entanto, muitas vezes, percebemos um desequilíbrio.


Vejam: de que adianta um amigo se doar pra tentar ajudar o outro em algum aspecto se ele próprio não o faz?

De que adianta um médico diagnosticar uma doença, prescrever medicamentos se o paciente não adere ao tratamento?


Muitas vezes, não há a compreensão de que "aquele que ajuda ou quer ajudar" está fazendo o seu melhor. No entanto, o seu melhor será pouco se do outro lado não houver o mínimo esforço para a mudança da situação.

Por mais incentivo e auxílio que você dê para alguém, ela somente conseguirá atingir os seus objetivos ou "sair do fundo do poço" se tiver a força de vontade necessária para isso.


Segundo Bert Hellinger, muitas vezes, é "mais fácil continuar com o problema do que olhar para a solução."

Portanto, só ajudamos alguém quando essa pessoa pede ajuda. Quando essa mesma pessoa toma consciência de que tudo que ela precisa e toda solução está dentro dela própria.

É um longo caminho a ser trilhado.

Dores sempre existirão; faz parte da Vida.

Aqui há espaço para a busca de algo melhor; um processo de autoconhecimento, a possibilidade de expansão de consciência.


Sofrimento é escolha - aqui é o caminho contrário; um lugar de "vitimização", de "confronto interior", de incompreensão da Vida e, principalmente, de si mesmo.


Texto: Ana Maria Favero Martin


Gostou desta reflexão? Deixe seu comentário, sua opinião, curta, compartilhe com amigos.

56 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Olhe para você. Busque ajuda terapêutica se sentir essa necessidade. Não fique preso em seus conflitos. Um profissional capacitado pode caminhar junto com você num processo psicoterapêutico de muita empatia, compreensão, e aceitação incondicional por suas dificuldades. Confie e peça ajuda!

Curtir
bottom of page