top of page

"Quando doer, observe; é lição"

Foto do escritor: Psicóloga Ana Maria FaveroPsicóloga Ana Maria Favero



"Toda suposta "verdade" tem dois lados. Vivemos diversas e diferentes situações em nossos inter-relacionamentos diários. Cada pessoa é única, com seu mundo interior, sua percepção, sua história de vida, suas crenças, valores morais, tanto pessoais quanto familiares e transgeracionais. Somos seres humanos, e por isso, complexos em sua magnitude.


Nas mais diversas situações da vida, sejam elas, pessoais, profissionais, amorosas, amizades, com certeza, encontraremos adversidades de opiniões, pontos de vista completamente opostos; e tudo isso faz parte de um grande aprendizado para todos os envolvidos. A lição nunca é para um só, portanto, não pense que existe um certo e um errado; há simplesmente, níveis de compreensão contrários, polarizados; e então surgem as discussões e desavenças.


Toda história é passível de ter outras interpretações, pois cada pessoa tem uma lente pela qual enxerga determinada situação. Seu mundo interno, sua história de vida, suas, experiências, suas dores, deixaram marcas profundas que, por vezes, emergem do profundo de sua alma, num movimento de defesa e proteção própria para se livrar do incômodo desta dores que, volta e meia, chegam pra "cutucar".


Precisamos ter um senso crítico sim, a respeito de nós mesmos e dos outros; cada situação é diferente e, muitas vezes em determinados contextos é melhor que coloquemos limites, se porventura, houver desrespeito, ou então, se afastar do outro para que ambos reflitam. Tentar não julgar e não permitir julgamentos para consigo também. Abrir um espaço, manter um distanciamento, para ver além da situação que se apresenta, dar tempo para que a "semente" interna de cada um floresça, ou seja, para que haja expansão de consciência de ambos os lados. Pode ser que, mais à frente, aconteça um novo equilíbrio, despolarizando a situação conflitante e a harmonia seja recuperada.


Desta forma, damos a oportunidade ao outro, e principalmente a nós mesmos, de enxergar por uma "lente" mais ampla, com mais respeito, empatia pelas dificuldades que ambos apresentam. Tudo que acontece nas relações humanas dizem respeito a todos os envolvidos; tudo reside neste mundo interno de cada um.


Nada é o que se apresenta; o pano de fundo "esconde" dois mundos internos em conflitos.

Que possamos olhar para essas divergências, esses conflitos, esses desacordos, essas "meias verdades", e, direcionar os olhos internos para o mais amplo deixando nossa Alma escolher aquilo que lhe trará paz interior.


Texto: Ana Maria Favero Martin


Gostou deste texto? Deixe sua reflexão; vamos aprender a trocar nossas ideias e construir um mundo melhor. Curta, comente, compartilhe. Muito obrigada por estar aqui.

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating*
Rated 5 out of 5 stars.

Toda dor é própria do Ser. Há um mundo interno em conflito. Projetar nos outros suas dificuldades, só trarão sofrimento para si mesmo e para os outros. O melhor caminho é autoconhecimento; é olhar para todas as questões primárias e primordiais que estão no profundo do ser pedindo passagem para serem vistas e acolhidas. A psicoterapia com Focalização é um excelente caminho para solucionar essas dificuldades nos relacionamentos. Venha conhecer. Fale comigo. Cuide de você. Tudo mora dentro!

Like
bottom of page