"Ninguém pode convencer ninguém a mudar. Os portões da mudança só podem ser abertos de dentro pra fora."
Toda vida começa dentro. Dentro de uma célula; de um embrião; de uma semente. Começa devagar, num movimento natural e contínuo; no lugar apropriado a se desenvolver. Há um terreno fértil interno que dá suporte para que essa célula, esse embrião, essa semente, um dia "exploda" em vida visível, com formas, texturas e cores diferenciadas.
De qualquer forma, e qualquer que seja a forma, tudo que nasce tem sua beleza, sua importância, sua evolução, sua trajetória, bem como, um ciclo que há de se cumprir. Queiramos ou não, essa vida que se inicia vai fazer a sua caminhada. Somos pontes, somos protetores, somos cuidadores de tudo e todos que nascem.
Há que se cuidar das sementes, das flores, dos jardins. Pequenos ou grandes, não importa. Toda vida é importante. Tudo e todos são Vida! É só olhar à sua volta e perceber o movimento contínuo. Tudo está em constante crescimento, movimento e ação.
Todos viemos de uma força constante, suprema, poderosa e que nos atravessa sem pedir licença. Essa força, dona da Vida, é onisciente, onipresente e onipotente.
Não há lugar para egos inflados que em sua arrogância e desejo de poder se iludem, enganam a si próprios, criando guerras e discórdias achando que tem o controle de tudo e de todos nas mãos.
O sofrimento humano, se observarmos a história da humanidade desde os primórdios, foi e ainda é alimentado pela ganância, pelo poder, pelo ego, pelo suposto desejo de "posso tudo", diante da Vida e da Morte.
Estranho paradoxo esse "poder egóico" que não sobrevive a essa força avassaladora que é Vida e Morte.
É de dentro pra fora. Que possamos refletir e começarmos por nós esse trabalho tão profundo de autoconhecimento; de um poder que é espiritual e divino, muito distante do poder perseguido pelas mentes humanas.
A centelha que nos habita é o real poder da Vida que gera, que alimenta de forma integral todos os corpos que somos: o físico, o mental, o emocional e o espiritual.
A Vida é leve; é sutil, é serena.
Os portões da mudança só podem ser abertos de dentro pra fora. Que possamos despertar para essa Nova Consciência.
Texto: Ana Maria Favero Martin
Você gostou desta reflexão? Curta, comente e compartilhe com pessoas que gostam de autoconhecimento e psicologia. Muito obrigada por seguir meu Blog.
Quando tentamos controlar as coisas, as pessoas e situações, querendo, de alguma forma, consciente ou inconsciente, mudar ou forçar alguém ou uma situação que não está de acordo com as nossas expectativas, com certeza, estamos plantando expectativas e colhendo frustrações e sofrimentos. Cada Ser é único e só ele tem o poder de fazer sua transformação, seu processo de amadurecimento e individuação no seu devido tempo. Que possamos entender, mais do que isso, aceitar a realidade tal qual ela se apresenta. Se queremos paz interior, que possamos olhar e cuidar apenas de nós mesmos, de nossas vidas. Porque tudo começa dentro!