"Toda sensação ruim é uma energia potencial no sentido de um modo mais "correto" de viver, se você der espaço para ir em direção ao que é "certo"." (Eugene Gendlin)
Eugene Gendlin, um filósofo da Psicologia Experiencial, parceiro de pesquisas de Carl Rogers, colaborou com seus conhecimentos na área da psicologia, trazendo para a abordagem humanista seu arcabouço de estudos de cunho científico- teórico o qual nomeou de Focalização.
Segundo Gendlin, através desse método é possível ter acesso a uma sabedoria corporal que antecede a consciência, uma memória guardada, uma senso-percepção, ("Felt Sense"), ou seja, uma sensação sentida e que está guardada, enquanto memória, em algum lugar do corpo.
São sensações difusas, tais como: um nó na garganta, um peso nos ombros, um aperto no peito, um frio na barriga; sensações essas, difíceis de serem nomeadas, mas, que têm um significado implícito e que podem vir à consciência num trabalho psicoterapêutico experiencial.
Te convido a conhecer esse método experiencial que muito colabora para o trabalho psicoterapêutico, isto é, um processo realizado entre o psicoterapeuta e o cliente. É uma prática e um manejo facilitador deste processo, no entanto, profundo e com resultados maravilhosos na descoberta de si mesmo.
Já ouviu falar desta metodologia? Venha conhecer. É o que temos de mais moderno no trabalho com traumas e conflitos de diversas ordens. Fale comigo e agende sua sessão.
Curta este blog com diversos posts e vídeos, comente e compartilhe com todos. O principal objetivo aqui, é entregar conhecimentos para sua melhora física, mental e espiritual. Muito obrigada.
Ligue e agende seu horário comigo. Venha conhecer a Focalização no processo psicoterapêutico.