Um dia um homem foi consultar o filósofo Sócrates e lhe disse:
- Ouça, Sócrates, eu preciso lhe dizer como foi que seu amigo se comportou.
- Interrompo você de cara! - respondeu Sócrates. - Você pensou em passar pelas três peneiras o que me vai dizer?
E como o homem olhava para ele com olhar de espanto, completou:
- Pois é. Antes de falar, é preciso passar pelas três peneiras o que se vai dizer. Vejamos.
A primeira peneira é a da verdade. Você verificou se isso que você tem para me contar está realmente correto?
- Não, eu ouvi dizer e ...
- Tudo bem! Mas suponho que você fez passar pelo menos pela segunda peneira, que é a da bondade. O que você quer me contar é, ao menos, uma coisa boa?
O homem hesitou e depois respondeu:
- Não, infelizmente não é nada de bom, ao contrário...
- Hum!... observou o filósofo. - Ainda assim, vejamos a terceira peneira. O que você está com vontade de me dizer é uma coisa útil para se contar?
- Útil? Não é bem assim...
- Então não falemos mais nisso! - disse Sócrates. - Se o que você tem para me dizer não é verdadeiro, nem bom, nem útil, prefiro ignorá-lo. E até aconselho você a esquecer...
O que você sente internamente quando lê e observa seu corpo, sua mente, sua Alma?
Isso te toca de alguma forma?
Já parou pra pensar neste ensinamento de Sócrates sobre essas três peneiras e o que o significado de cada uma pode fazer nas suas relações do cotidiano?
Reflita sobre isso! Sinta isso em seu coração!
Deixe seu comentário, curta, compartilhe. Pode ajudar muitas pessoas em sua dificuldades. Muito obrigada por sua presença aqui neste site.
A Filosofia é conhecimento milenar aplicado, é reflexão contínua, é a constante presença em si no aqui e agora, no cotidiano, nas relações com tudo e com todos. É uma forma de buscar aperfeiçoamento de si próprio nos desafios que a Vida nos impõe a todo momento nas mais simples e mais complexas experiências vividas. Autoconhecimento precede um novo comportamento. Por isso, faço o convite a todos que buscam um caminho evolutivo, uma jornada que traga muitas respostas internas. Sim, um profissional da psicologia pode te dar a mão e te acompanhar neste processo, no entanto, as escolhas, bem como as responsabilidades por elas, são pertencentes àquele que pratica a ação no seu próprio cotidiano. O Caminho é solitário, apenas…