"E quem disse que não podemos ficar tristes?
Quem disse que temos que ser fortes?
Quem disse que temos que fazer tudo perfeito?
Que possamos ser apenas nós mesmos.
Acolha sua dor, acolha suas emoções, deixe ficar um pouco e libere num próximo instante.
Tenha paciência com seu processo.
Não se exija tanto.
Não permita que ninguém invada seu espaço, sua casa, sua Vida.
Acolha-se!"
Há um princípio do Hermetismo que diz que o Todo é Mente; O Universo é Mental. Nele vivemos e nos movemos e temos nossa existência. Os variados fenômenos mentais e psíquicos são explicados por este primeiro e tão importante princípio, bem como mais seis outros que o acompanham. Esse primeiro Princípio Hermético do Mentalismo pode levar o ser humano à compreensão de que, se conhecidas e aplicadas ao seu cotidiano, podem "abrir portas" interiores (subjetivas) ao seu bem estar e crescimento emocional e espiritual.
Na figura acima podemos observar o diálogo entre a alegria e a tristeza. Podemos perceber que a alegria entende que o seu oposto, ou seja, a tristeza, é um sentimento muito importante também. "Chorar não é sinal de fraqueza; ao contrário, é humano"!
Aqui já temos outra lei hermética que é o Princípio da Polaridade. Esse princípio nos ensina que: "Tudo é dual, tudo tem polos, tudo tem seu par oposto; o igual e o desigual são os mesmos; os opostos são idênticos na natureza, mas em grau diferente; extremos se encontram; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados." - O Caibalion
Há dois lados de tudo: "frio e calor", "tristeza e alegria", "luz e escuridão", "grande e pequeno", "macio e duro", "preto e branco", "alto e o baixo", "barulho e silêncio", "positivo e negativo", enfim. São apenas dois extremos da mesma coisa. Entre esses polos há milhões de diferentes graus de vibração. De corpúsculo ao elétron, do átomo à molécula, de mundos a universos, tudo está em movimento vibratório.
Isso é verdadeiro para os planos de energia e força, (diferentes graus de vibração), também para os planos mentais, cujos estados dependem de vibrações, e até mesmo para os planos espirituais. Outro exemplo bastante forte para esse entendimento é o de "Amor e Ódio". Aparentemente diferentes; no entanto, são estados mentais vibracionais em diferentes graus.
"Bem e Mal" são apenas os polos da mesma coisa; e através deste ensinamento do Princípio da Polaridade, podemos transmutar o mal para o bem por meio da própria Vontade. A "Arte da Polarização" torna-se uma fase da "Alquimia Mental" conhecida há milênios pelos grandes mestres do Hermetismo.
Todos são graus da mesma coisa! Já pararam pra pensar nisso por um momento?
Texto: Ana Maria Favero Martin - ("O Caibalion")
Gostou destes ensinamentos? Deixe seus comentários, suas reflexões, curta, e compartilhe com amigos. Muito obrigada.
"Obrigada tristeza por nos ensinar que está tudo bem, não estar tudo bem"!